Universo Fiel https://universofiel.com.br Seu Site sem Sensura Fri, 21 Mar 2025 20:08:53 +0000 pt-BR hourly 1 https://universofiel.com.br/wp-content/uploads/2025/03/cropped-icon-32x32.png Universo Fiel https://universofiel.com.br 32 32 Corinthians aproveita Data Fifa para tentar ter “melhor gramado do Brasil” na final do Paulistão https://universofiel.com.br/2025/03/21/corinthians-aproveita-data-fifa-para-tentar-ter-melhor-gramado-do-brasil-na-final-do-paulistao/ https://universofiel.com.br/2025/03/21/corinthians-aproveita-data-fifa-para-tentar-ter-melhor-gramado-do-brasil-na-final-do-paulistao/#respond Fri, 21 Mar 2025 18:05:44 +0000 https://universofiel.com.br/?p=1355 Processos de recuperação são realizados para a Neo Química Arena ter a “melhor qualidade possível” no dia 27, contra o Palmeiras; Timão está a um empate de ser campeão estadual

Tratado como o melhor gramado do Brasil, inclusive por Abel Ferreira, técnico do Palmeiras, mas alvo de críticas em 2025, o terreno de jogo da Neo Química Arena, estádio do Corinthians, passa por cuidados intensos para a final do Campeonato Paulista, marcada para o dia 27, às 21h35 (de Brasília).

Pela primeira vez desde o início da temporada, os responsáveis pela arena corintiana possuem uma folga no calendário para recuperar o gramado, visando o compromisso final pelo Paulistão contra o Palmeiras. O empate basta para o Timão ser campeão.

Durante essa pausa no calendário para a Data Fifa, o gramado passa por um trabalho de descompactação do solo, adubação e semeação da grama.

A tendência é de que o local fique muito próximo da qualidade tão elogiada. A evolução tem sido considerada boa.

A reportagem do ge entrou em contato com André Amaral, diretor de operações da World Sports, empresa responsável pela manutenção da Neo Química Arena, e perguntou se o gramado estará com 100% da qualidade para a decisão do Paulistão.

– Isso não consigo prever, mas o trabalho está sendo intenso para chegar da melhor forma – comentou o profissional, que é formado em Engenharia Agrônoma pela ESALQ/USP e possui mestrado em Irrigação e Drenagem pela UNESP.

O gramado da Neo Química Arena se tornou assunto devido a problemas apresentados nesta temporada. Jogadores do Corinthians recentemente criticaram o local de jogo e pediram providências.

– O nosso campo ainda não está na melhor condição. Pode e vai melhorar, porque sempre foi referência no Brasil como melhor gramado, e hoje talvez não seja – disse o goleiro Hugo Souza, um dos capitães do time, em fevereiro.

– Para um time com tantos jogadores técnicos como Garro, Memphis, Yuri, Coronado e Carrillo, ter o campo em perfeitas condições é algo muito importante para nos dar uma vantagem. Está abaixo e espero que corrijam logo – acrescentou o volante Raniele.

Na época, o Corinthians e a World Sports emitiram uma nota para explicar a queda na qualidade do gramado.

– A Neo Química Arena e a World Sports, responsável pela qualidade do gramado, tiveram um período reduzido para a recuperação da superfície, tornando o processo mais desafiador – publicou o clube, antes de elencar outras situações que prejudicaram o gramado.

– Esse cenário foi ainda mais agravado pelas fortes chuvas e o calor intenso que atingiram a capital paulista no início do ano, dificultando a recuperação plena do gramado – completou o Timão.
Com a pausa para a Data Fifa, a arena terá um espaço de 15 dias entre o duelo contra o Barcelona-EQU, pela Libertadores, no dia 12, e a finalíssima do Paulistão contra o Palmeiras, em 27 de março.

Somente nesta temporada, iniciada há dois meses, o Corinthians fez 10 partidas em Itaquera. A equipe de Ramón Díaz, apesar dos problemas citados no gramado, segue invicta em casa no ano, com nove vitórias e um empate (Guarani) obtidos antes do jogo da próxima quinta-feira contra o Palmeiras.

Fonte: Globo.com

]]>
https://universofiel.com.br/2025/03/21/corinthians-aproveita-data-fifa-para-tentar-ter-melhor-gramado-do-brasil-na-final-do-paulistao/feed/ 0
Ramón Díaz só perdeu uma vez em Itaquera e aposta em retrospecto para levar o Corinthians ao título https://universofiel.com.br/2025/03/21/ramon-diaz-so-perdeu-uma-vez-em-itaquera-e-aposta-em-retrospecto-para-levar-o-corinthians-ao-titulo/ https://universofiel.com.br/2025/03/21/ramon-diaz-so-perdeu-uma-vez-em-itaquera-e-aposta-em-retrospecto-para-levar-o-corinthians-ao-titulo/#respond Fri, 21 Mar 2025 17:57:06 +0000 https://universofiel.com.br/?p=1351 Em 2025, Timão ainda está invicto dentro de casa, com nove vitórias em dez jogos; empate basta para o título sobre o Palmeiras no Campeonato Paulista

O Corinthians deu um passo importante para se sagrar campeão paulista ao vencer o Palmeiras por 1 a 0, no duelo de ida da decisão. Somado ao resultado positivo na casa do arquirrival, o Timão tem o retrospecto como mandante sob o comando de Ramón Díaz como trunfo para quebrar o jejum de seis anos sem troféus no próximo dia 27, na Neo Química Arena.

Desde a chegada ao clube, o argentino possui 27 partidas no comando do time na Neo Química Arena, e apenas uma derrota: 2 a 1 para o Red Bull Bragantino, em duelo eliminatório pela Copa Sul-Americana, em agosto do ano passado e que terminou com classificação do Timão nos pênaltis.

O argentino soma 18 vitórias e oito empates neste período de mais de 200 dias no comando do Corinthians. O aproveitamento é de quase 77% dos pontos desde o começo do trabalho no clube.

A conta sobe para 19 resultados positivos se inserir a vitória por 3 a 0 sobre o Atlético-GO, que teve Emiliano Díaz no banco de reservas devido à expulsão de Ramón no jogo anterior, contra o Botafogo, pelo Brasileirão de 2024.

Somente nesta temporada, o aproveitamento ultrapassa os 93%, número ainda melhor na comparação com a soma do ano passado. Em 2025, o Corinthians de Ramón Díaz está invicto na Neo Química Arena, com nove vitórias e um empate em 10 compromissos.

O retrospecto extremamente positivo serve como exemplo para a decisão do Campeonato Paulista.

Com a vitória como visitante no Allianz Parque, o Timão depende de apenas um empate dentro de casa para se sagrar campeão. Ramón Díaz e a equipe conquistaram o direito de decidir a competição em casa pela melhor campanha durante o estadual.

Fonte: globo.com

]]>
https://universofiel.com.br/2025/03/21/ramon-diaz-so-perdeu-uma-vez-em-itaquera-e-aposta-em-retrospecto-para-levar-o-corinthians-ao-titulo/feed/ 0
Análise: Corinthians vê estratégia falhar, corrige rota no intervalo e sai no lucro com empate em Dérbi https://universofiel.com.br/2025/02/07/analise-corinthians-ve-estrategia-falhar-corrige-rota-no-intervalo-e-sai-no-lucro-com-empate-em-derbi/ https://universofiel.com.br/2025/02/07/analise-corinthians-ve-estrategia-falhar-corrige-rota-no-intervalo-e-sai-no-lucro-com-empate-em-derbi/#respond Fri, 07 Feb 2025 10:15:17 +0000 https://universofiel.com.br/?p=4002 Surpreendido por esquema de Abel, Timão é dominado no primeiro tempo e tem dificuldades criativas; Ramón faz ajuste, mas expulsão de Yuri Alberto volta a causar sufoco em clássico

Alívio pelo resultado (e pela forma como ele foi obtido), alerta pelo desempenho. Esse é o saldo do Dérbi para o Corinthians, que saiu no lucro com o empate em 1 a 1 com o Palmeiras, no Allianz Parque.

Há um gosto especial para o torcedor corintiano, sem dúvidas. Pelo pênalti defendido, pela provocação de Yuri na comemoração, pelo segundo tempo com um a menos… Mas também há pontos de atenção às vésperas da estreia na Libertadores.

Engolido pelo rival no primeiro tempo, o Corinthians conseguiu corrigir a rota no intervalo, com ajustes táticos de Ramón e Emiliano Díaz, mas voltou a levar sufoco após a expulsão de Yuri Alberto, tão infantil quanto contestável, aos 16 minutos da etapa final.

Para o segundo clássico no ano, a comissão técnica alvinegra manteve o esquema tático fixado justamente depois do último Dérbi, em novembro de 2024. O 4-4-2 com um losango no meio vinha funcionando muito bem, mas se mostrou falho diante do Palmeiras.

Isso porque Abel Ferreira surpreendeu e armou a equipe dele no 3-5-2, povoando o meio de campo para levar vantagem no setor.

Ramón se preocupava com Estêvão e optou por Hugo em vez de Matheus Bidu para ganhar maior combatividade pelo lado esquerdo da defesa. Até ajudou, mas foi como usar um guarda-chuva para se proteger na enchente.

O Corinthians foi dominado no primeiro tempo porque o Palmeiras tinha muito espaço para criar, graças à maioria de jogadores no meio de campo e também à pouca pressão exercida pelo Timão para recuperar a bola. Faltou “morder” mais, diminuir os espaços do rival.

Além disso, os donos da casa conseguiam explorar espaços nas costas da zaga alvinegra, como no lance do gol, em que Mauricio ganhou na corrida de André Ramalho e Cacá (ambos em jornada ruim, especialmente o primeiro).

Com a bola as coisas também iam mal. O primeiro chute veio só aos 24, após uma rara trama entre Igor Coronado, Memphis e Yuri Alberto.

Ramón identificou os problemas e, como solução, decidiu espelhar a formação do Palmeiras. O Corinthians voltou do intervalo com o zagueiro João Pedro Tchoca no lugar de Alex Santana, montando uma linha de cinco na defesa quando o time não tinha a bola. Com a posse, a ideia era que os laterais apoiassem mais (até por isso Matheus Bidu entrou aos 15).

A equipe ficou menos vulnerável, e clássico passou a ser mais equilibrado.

Porém, as coisas voltaram a ficar favoráveis para o lado verde do Dérbi quando Yuri Alberto, que já tinha cartão amarelo por chutar a bandeirinha de escanteio na comemoração do gol, simulou uma falta de forma bisonha. Sim, Raphael Claus poderia apenas ter dado uma dura no camisa 9 e mandado o jogo seguir, como já vimos tantos árbitros fazerem. Ao mesmo tempo é incontestável que o centroavante foi imprudente e assumiu o risco de levar os dois cartões.

Com 10 contra 11, o Palmeiras voltou a empurrar o Corinthians para trás e exigir grandes defesas de Hugo Souza. Foram 22 finalizações dos mandantes, que ainda tiveram bola na trave e pênalti nos acréscimos do segundo tempo. O camisa 1 defendeu e se tornou de vez o grande personagem do jogo.

  • Estatísticas – Palmeiras x Corinthians
  • Posse de bola: 55% x 45%
  • Finalizações: 22 x 5
  • Finalizações no alvo: 9 x 4
  • Passes completos: 529 x 302
  • Passes incompletos: 74 x 48
  • Desarmes: 18 x 18
  • Faltas cometidas: 6 x 11
  • Impedimentos: 1 x 1
  • Escanteios: 9 x 4


O Corinthians segue sem vencer clássicos em 2025, mas desta vez deixou impressão ainda pior do que no Majestoso. Contra o São Paulo, apesar da derrota por 3 a 1, o time ainda teve momentos de superioridade e ofereceu maior resistência ao rival. Já o Dérbi foi uma partida de uma equipe só, que abusou das chances perdidas.

Apesar disso, o saldo do Corinthians na temporada é positivo. As análises não podem ignorar o fato de a pré-temporada ter começado há menos de um mês, nem as ausências de dois dos principais jogadores da equipe, Garro e Breno Bidon.

Ainda assim, o empate desta quinta-feira deixa um recado claro que é preciso entregar muito mais nos jogos grandes. O próximo é em menos de uma semana, quarta que vem, contra o Santos de Neymar, em Itaquera.

Fonte: Globo.com

]]>
https://universofiel.com.br/2025/02/07/analise-corinthians-ve-estrategia-falhar-corrige-rota-no-intervalo-e-sai-no-lucro-com-empate-em-derbi/feed/ 0
Romero abre oitava temporada no Corinthians e quer transformar trio de ataque em quarteto https://universofiel.com.br/2025/01/16/romero-abre-oitava-temporada-no-corinthians-e-quer-transformar-trio-de-ataque-em-quarteto/ https://universofiel.com.br/2025/01/16/romero-abre-oitava-temporada-no-corinthians-e-quer-transformar-trio-de-ataque-em-quarteto/#respond Thu, 16 Jan 2025 12:29:27 +0000 https://universofiel.com.br/?p=3901 Paraguaio inicia o ano de 2025 como o capitão do Timão, porém sem vaga cativa no chamado time ideal de Ramón Díaz

A espera do Corinthians pelo início da temporada acabou. Nesta quinta-feira, a partir das 19h30 (de Brasília), o Timão entra em campo para enfrentar o Red Bull Bragantino, fora de casa, na rodada de abertura do Campeonato Paulista. A partida tem um gostinho especial para o agora capitão Ángel Romero, que tenta se firmar em um ataque recheado de estrelas.

Mesmo em sua oitava temporada pelo clube do Parque São Jorge, o paraguaio não é uma unanimidade no elenco. Isto porque o atual sistema ofensivo corintiano conta com Yuri Alberto (artilheiro do Brasil em 2024), Rodrigo Garro (eleito o “craque da galera” da última temporada) e Memphis Depay (segundo maior goleador da história da seleção holandesa).

A concorrência interna é fortíssima, e Romero sabe que precisa se reinventar para ganhar uma chance na chamada “equipe ideal” desta temporada. Mesmo sendo o artilheiro da Neo Química Arena (38 gols) e registrando mais de 22 participações em gol em 54 partidas pelo Corinthians no ano passado,

– No ano passado, o Memphis e o Yuri fizeram muitos gols, estava muito difícil tirá-los do time titular. Vou fazer o meu trabalho, treinar forte e fazer o que sempre fiz nesses anos. Ninguém me coloca no time ideal, não é? Mas sempre quem decide é o Romero – afirmou o paraguaio, xodó da torcida corintiana, em um tom bem-humorado.

Para ter mais espaço em campo e voltar a ser protagonista, o foco do paraguaio é conseguir fazer com que a comissão técnica encontre um sistema tático que transforme o atual trio em um quarteto de ataque.

– Tenho meus objetivos individuais de jogar com o time, todos querem jogar. Vou fazer o meu máximo para jogar, vou trabalhar, buscar gols. Quem decide é o treinador. No ano passado, meus números foram muito bons, 16 gols e nove assistências (considerando jogos pela seleção e amistosos). Meus objetivos estão em melhorar esses números – cravou o paraguaio, xodó da torcida corintiana.

Por outro lado, o paraguaio faz questão de deixar claro que as ambições individuais não são mais importantes do que as coletivas. Com a recente saída de Fagner para o Cruzeiro, Romero assumiu o status de jogador com mais tempo de casa no CT Joaquim Grava.

A experiência no futebol brasileiro e a vivência de bons e maus momentos vestindo a camisa do Corinthians referendam o atacante para o cargo de capitão do elenco no início de temporada.

– O que eu mais quero é que o Corinthians seja campeão, independente de quem jogar. Se alguém chegar em mim e disser que o Corinthians vai ser campeão e eu não vou jogar, eu concordo –finalizou o atacante, evidenciando seu desejo de levantar mais uma taça pelo clube do Parque São Jorge.

Rodeado de expectativa após nove vitórias nas nove últimas rodadas do Brasileirão do ano passado, o Corinthians inicia nesta quinta-feira uma nova temporada. Em campo, o técnico Ramón Díaz colocará uma equipe alternativa, tendo Romero como principal nome entre os titulares.

Nas próximas rodadas do estadual, a comissão técnica deve seguir rodando a equipe para dar chance aos atletas que tiveram menos minutos no ano passado, enquanto os principais nomes do elenco focam no trabalho de pré-temporada visando a estreia na Copa Libertadores no dia 19 de fevereiro.

Fonte: Globo.com

]]>
https://universofiel.com.br/2025/01/16/romero-abre-oitava-temporada-no-corinthians-e-quer-transformar-trio-de-ataque-em-quarteto/feed/ 0
Bragantino x Corinthians: onde assistir ao vivo, horário e escalações https://universofiel.com.br/2025/01/16/bragantino-x-corinthians-onde-assistir-ao-vivo-horario-e-escalacoes/ https://universofiel.com.br/2025/01/16/bragantino-x-corinthians-onde-assistir-ao-vivo-horario-e-escalacoes/#respond Thu, 16 Jan 2025 12:27:13 +0000 https://universofiel.com.br/?p=3897 Veja também desfalques, arbitragem e outras informações da partida válida pela estreia do Campeonato Paulista; o ge acompanha em Tempo Real

Red Bull Bragantino e Corinthians se enfrentam na noite desta quinta-feira, 16, pela primeira rodada do Campeonato Paulista. O jogo acontece às 19h30, no estádio Nabi Abi Chedid, em Bragança Paulista.

Semifinalista do Paulista nas últimas três edições, o Bragantino tenta neste ano alcançar a final e o título. A última vez que o Massa Bruta esteve na decisão do Paulista foi em 1990, quando se chamava Clube Atlético Bragantino, e ficou com o caneco.

Em 2025, a equipe quer também apagar a má imagem deixada no fim de 2024, quando quase foi rebaixada no Brasileirão. O técnico Fernando Seabra segue à frente do time, assim como a maioria do elenco. O ataque foi o principal setor reforçado para esta temporada.

Já o Corinthians tenta acabar com um jejum de títulos que dura desde o Paulistão de 2019. A equipe não contratou reforços para 2025, mas manteve a base que terminou o Brasileirão do ano passado com uma invencibilidade de nove partidas.

Prováveis escalações

Bragantino – Técnico: Fernando Seabra

Em preparação para o Paulista desde o último dia 6, o Massa Bruta deve entrar em campo com a base que terminou o Brasileirão 2024. Entre os jogadores contratados, o centroavante Isidro Pitta, ex-Cuiabá, é quem tem mais chance de iniciar entre os titulares.

Provável escalação: Cleiton; Andres Hurtado, Pedro Henrique, Eduardo e Juninho Capixaba; Jadsom (Matheus Fernandes), Lucas Evangelista, John John e Lucas Barbosa (Vinicinho); Eduardo Sasha e Isidro Pitta.

Desfalques: Fernando (em transição).

Corinthians – Técnico: Ramón Díaz

Com pouco tempo de pré-temporada e de olho na estreia da Libertadores, daqui a um mês, o Timão iniciará o Paulistão com reservas.

Além de ter desfalques, como Félix Torres, Breno Bidon e Rodrigo Garro, o técnico Ramón Díaz e sua comissão técnica decidiram preservar alguns atletas que terminaram o último ano mais desgastados, como Memphis Depay e Yuri Alberto.

Provável escalação: Matheus Donelli; Léo Mana, Cacá, João Pedro Tchoca e Hugo; José Martínez, Alex Santana, Charles e Talles Magno; Romero e Héctor Hernandez

Desfalques: Maycon (recuperação de cirurgia no joelho), Rodrigo Garro (lesão no joelho), Félix Torres (desconforto muscular na perna), Memphis Depay (controle de carga), Breno Bidon e Felipe Longo (na Seleção Sub-20)

Arbitragem

  • Árbitro: Matheus Delgado Candançan
  • Assistente 1: Danilo Ricardo Simon Manis
  • Assistente 2: Fabrini Bevilaqua Costa
  • Quarto árbitro: Douglas Marques das Flores
  • VAR: Adriano de Assis Miranda

Fonte: Globo.com

]]>
https://universofiel.com.br/2025/01/16/bragantino-x-corinthians-onde-assistir-ao-vivo-horario-e-escalacoes/feed/ 0